ALCOFA vs NINHO?

Estou indecisa e não sei o que comprar. Mas quero que o bebé usufrua o mais tempo possível. Não quero fazer um investimento só para utilizar nos primeiros 3 meses”

Por estas ou outras palavras, esta das outras das questões que muito nos colocam. A resposta de forma simples: DEPENDE.

Em primeiro lugar temos de definir as nossas necessidades e o meio que vai receber o bebé. É importante perceber o espaço onde vamos passar a maior parte do tempo com o bebé: se no quarto, na sala, na casa de familiares. O espaço que temos no nosso quarto também é importante. Quartos maiores permitem um berço com um tamanho, que naturalmente, dará para mais tempo. Por isso, o que vamos comprar depende muito do espaço e da utilidade que lhe vamos dar. Mas vamos lá:

A ALCOFA é uma mini-cama, onde o bebé pode passar muitas horas de sono. Tem como principais vantagens o reduzido tamanho, maior aconchego e grande mobilidade. É utilizado durante os primeiros 4 meses. Indicamos para os pais que querem um berço pequeno para colocar ao lado da sua cama, para colocar na sala porque têm 2 pisos, por exemplo, e necessitam de uma cama noutro piso. Ou mesmo para o bebé passar muito tempo na casa de familiares.

O NINHO é um aliado para variadíssimas ocasiões. Utilizado até aos 12 meses, é importante em diversas fases da vida do bebé. No inicio, para garantir o aconchego e conforto, tornando a adaptação ao meio exterior e as noites o mais tranquilas possíveis. Pode ser colocado dentro do berço, na cama dos papás, no sofá, levar para casa de familiares e viagens. Tudo sobre o ninho aqui. Mais tarde é importante na transição para a cama de grades. Contudo não é uma cama. Tem SEMPRE de ser colocado sobre uma superfície fofa, visto que apenas tem uma camada de enchimento no fundo.

Assim, acho que podemos concluir:

  • A alcofa é uma cama pequena, móvel e prática. Utilizado dos 0-4 meses

  • O ninho é um complemento (não é uma cama). É a solução mais acolhedora com maior utilidade. Pode ser colocado dentro do berço, cama, é lavável e fácil de transportar. Utilizado dos 0-12 meses. – o ninho é sem dúvida INDISPENSÁVEL.

Aconselhamos é que não façam compras desnecessárias e verifiquem bem o que vos faz falta. Se tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda, já sabem que podem sempre enviar-nos mensagem ou email.

Deixamos aqui também as alcofas que temos disponíveis, bem como os ninhos.

Espero ter ajudado,

Um beijinho cheio de cor,

Ana Rita