Ninho, afinal o que é?

Para quem vai na primeira viagem, como eu fui, perceber o que vamos REALMENTE utilizar não é tarefa fácil. A verdade é que não existe “A” lista perfeita. Por muito que se pesquise e procure, fale com outras mães ou amigas, a realidade é de cada bebé. Mas uma coisa vos digo: o NINHO está (ou deveria vá) estar em cada uma das listas. Não é que esteja a puxar a brasa à minha sardinha (ah ah), basta perguntarem a muitas mamãs à vossa volta 🙂
Mas para que serve, afinal, o NINHO?

O aconchego, o sono confortável. É disso que os nossos bebés gostam nos primeiros tempos. E se não podem estar sempre coladinhos a nós, é no ninho que também se sentem confortáveis. A sua forma em U invertido permite que se sintam aconchegados. Da cabeceira aos rebordos laterais, todo o corpinho é acompanhado para que a transição do útero para o mundo exterior seja a mais pacífica possível.

Para além do melhor aconchego, o ninho tem várias utilidades que facilitam, e bem, a vida dos pais. Vamos ver:

– Estamos no sofá a ver uma série e onde está o bebé? No ninho, em cima do sofá ao pé de nós. Confortável e sempre de olho;

– Temos um berço (ou um Next To Me) mas o bebé sente-se perdido, porque o espaço ainda é muito grande. Colocamos o ninho lá dentro e o espaço torna-se logo acolhedor

– De noite, muitas mamadas, facilita estar logo ali ao lado e até simpatizo com o co-sleeping. Colocando o ninho entre os papás na cama, não há perigo de asfixia ou que se perca nos nossos lençóis

– Vamos passar a tarde na casa dos avós e quero que se sinta confortável e habituado ao espaço onde costuma estar. Coloco o ninho no saquinho e levamo-lo atrás.

– Vamos de viajem, não sei que tipo de berço vou encontrar e quero que não estranhe as noites. Ninho bem apertadinho e ainda cabe na bagagem.

Podia estar a enumerar muitas mais utilidades. É que na verdade, cada mamã descobre sempre novas utilizações e usa e abusa da forma que lhe for mais conveniente, e de acordo com outros artigos que já tem. (há quem compre logo 2, por exemplo).

Para além das utilidades, tem as seguintes vantagens:

– É ajustável no tamanho. Assim, acompanha o bebé dos 0 aos 12 meses, mesmo na cama de grades

– É lavável. Basta desapertar e colocar inteiro na máquina de lavar até 30ºC (falarei melhor da lavagem num próximo post)

– Conseguimos garantir segurança e conforto

Podem encontrar os ninhos disponíveis, bem como os lençóis-capa aqui. Estes evitam que lavemos tantas vezes o ninho e são universais. Podem ser utilizados na alcofa, no muda fraldas, ou até mesmo, em ninhos de outras marcas.

Sintam-se à vontade para colocar dúvidas ou partilhar o vosso feedback em relação aos ninhos.

Partilhem-nos e sigam-nos também nas redes sociais. Este é um sitio de ajuda e de partilha, e só assim faz sentido.

Até breve e um beijinho cheio de cor,
Ana Rita Costa