SACO-CAMA, afinal o que é?

“Passo a noite a levantar-me para tapá-lo.” Devem caminhar tanto nos seus sonhos que não há edredãos ou mantas que resistam uma noite de sono. Comprámos os sacos de dormir, mas com o crescimento, deixaram de os suportar. Realidade para muitas de nós, certo? Há muito que queríamos uma solução para os bebés “sacos-dormir not friendly” e eis que chegou:

o SACO-CAMA, um saco que:

é composto por duas partes acolchoadas, para garantir que ficam quentinhos (base acolchoada com camada de 100g/m2 e parte que cobre com camada dupla de 200g/m2)

– com fecho lateral, para colocar o bebé de forma mais simples

– com corte largo e curvo, para que se possam movimentar e mudar de posição, sem que se sintam apertados

AS VOSSAS DÚVIDAS:

Coloquei no Instagram uma caixa de perguntas para saber quais as vossas dúvidas acerca dos sacos e as mais frequentes foram:

  • Quais as medidas dos sacos?

O tamanho 6-12 meses mede 90x55cm e o tamanho +12 meses mede 110x70cm. Ambos cabem nos berços de grades e o tamanho + 12 meses adapta-se muito bem às camas de solteiro de 90cm de largura. Uma dica: vejam sempre pelo comprimento do vosso bebé (baseamo-nos nas tabelas de percentis para ajustar as medidas aos tamanhos)

  • Como podemos lavar?

Os sacos podem ser lavados na máquina até 30ºC, com o fecho lateral aberto. Para secar, idealmente ao ar, mas podemos secar na máquina em ciclo delicado também. Os materiais são leves e respiráveis, seca muito rápido.

Quanto às “fugas” ou forras que possamos trocar: o saco é simples, não quisemos colocar forras ou capas amovíveis, com risco de se virem a enrolar no bebé. Assim, funcionam como um saco de dormir “normal”. Devemos sempre colocar um resguardo impermeável no colchão, um lençol de baixo e depois o saco-cama.

  • Qual a temperatura ou TOG do saco-cama?

A classificação TOG refere-se à capacidade térmica de um material têxtil. Geralmente é utilizada uma escala de 0,5 a 4, onde um TOG menor equivale a uma menor capacidade térmica (têxteis de Verão) e TOG maior equivale a uma maior capacidade térmica (têxteis de Inverno). Existem diversas tabelas na Internet que podemos consultar, de acordo com as temperaturas dos quartos dos bebés e que tipo de têxteis (roupa, sacos de dormir ou edredons) devemos utilizar.

De acordo com os materiais utilizados na sua composição, classificamos o nosso SACO-CAMA com TOG 3, onde é ideal para temperaturas do quarto entre os 16 e os 19ºC.

Aproveito para deixar a informação que o tecido e enchimento utilizados na composição do saco-cama são ambos OEKO-TEX certificados, uma certificação que diz que estes materiais não contém substâncias tóxicas e irritantes para a pele dos bebés.

  • Quais os valores e tons disponíveis?

Os valores podem consultar directamente aqui: para o SACO-CAMA 6-12 meses e para o SACO-CAMA +12 meses. Os tons disponíveis não são só o menta e rosa velho como fotografado, mas também branco, mostarda, cinza ou grafite e padrão pêras, como poderão ver nas opções do próprio artigo.

 

Espero vos ter esclarecido. Mas se surgirem mais dúvidas, deixem nos comentários ou enviem-nos mensagem ou email 🙂

Um beijinho cheio de cor,

Ana Rita

Deixe uma resposta